Alexandre Aguiar Maia

FOTO: Aurélio Alves/O POVO

Há 24 anos atuando em diversos vértices do Direito, o advogado Alexandre Aguiar Maia define o ofício como mais do que uma simples profissão: uma experiência de vida. “O Direito é base. Todos deveriam cursar Direito antes de se decidir por uma profissão ou cursar logo na sequência da primeira graduação. Abre a mente e dá nova perspectiva”, afirma.

Graduado pela Faculdade de Direito da Universidade Federal do Ceará (UFC), em 1994, Maia atua nas áreas de Direito Empresarial e Corporativo. Tem estudos em Direito Empresarial e Ambiental e em gestão de empresas, além de uma vasta produção acadêmica. As primeiras inspirações para seguir a carreira vieram no período da redemocratização do País, no fim da década de 1980. O processo de retomada da democracia no Brasil, com a implantação de uma nova Constituição, em 1988, acabou alertando Maia sobre as possíveis contribuições que a advocacia poderia oferecer na reorganização da Nação.

Os primeiros passos como advogado começaram no contencioso tributário, onde atuou por 14 anos em escritório, inclusive como gestor. Três anos depois, iniciou a consultoria jurídica ambiental para órgãos públicos e organismos internacionais, perfazendo 11 anos nesta área. Atuou também como professor universitário por quase cinco anos. “Mas me faltava a experiência de gestor numa multinacional. Após abraçar essa oportunidade, eu me identifiquei e não quis mais deixar”, relata o profissional.

A nova paixão é o trabalho em gestão de Departamento Jurídico. Neste setor, Maia atua há 10 anos como Gerente Jurídico para América Latina na multinacional australiana Nufarm Indústria Química e Farmacêutica S.A. O operador do Direito comemora esta fase da carreira com os êxitos que têm conquistado na função, superando metas anualmente: “Tenho participado de diversos eventos e palestras, apresentando minha visão de como o departamento jurídico deve atuar como um parceiro de negócios da empresa, um verdadeiro ‘business partner’. Em razão disso, tenho recebido diversos prêmios nacionais e internacionais nos últimos três anos”.

Na rotina, Maia conta que não podem faltar “foco, estudo, determinação, vontade e trabalho” como parte da caminhada para o sucesso profissional. É na família que o advogado se fortalece e passa os momentos de lazer — ao lado da esposa Jeorgina Ursula e da filha Maria Eduarda. Nas horas vagas, costuma ir ao cinema, fazer uma boa leitura e cozinhar. A alegria e a motivação para o empenho profissional também partem dos colegas com quem trabalha diariamente, e enfatiza: “formam uma equipe de alta performance”.