Christiane Chaul

“O Direito move a vida em sociedade, normas, padrões e condutas que tornam saudável o relacionamento interpessoal, sendo fundamentais para sermos éticos e justos”. É com esse princípio que a advogada Christiane Chaul, atuando há 11 anos no mercado, encara a rotina profissional. Formada pela Universidade de Fortaleza (Unifor), em 2007, buscou na área trabalhista e empresarial o ramo para direcionar seu talento e esforços.

A decisão de encampar na área do Direito veio após se deparar com situações “difíceis” que só o “conhecimento” na área jurídica era possível solucionar. Logo depois de concluir a graduação, não mediu esforços para se qualificar no campo de interesse profissional. Cursou especialização em direito do trabalho e processo do trabalho pela Faculdade de Direito – Largo de São Francisco, da Universidade de São Paulo (USP).

Estudou ainda sentenças trabalhistas e atualizações jurisprudenciais, técnicas de transação imobiliária, incluindo o intercâmbio que fez em Toronto, no Canadá, durante a graduação, o que contribuiu para conhecer outras realidades jurídicas fora do País. Após intensa bagagem teórica, decidiu ir para o centro do País adquirir mais conhecimento e colocar em prática as experiências vividas. “Com intuito de me aprofundar nos estudos, mudei-me para São Paulo em 2010, e desde então estudo a fundo o direito do trabalho e processo do trabalho.

Atualmente trabalho no escritório Davidovich & Diwan Advogados Associados”, conta a advogada. Chaul também fez contribuições acadêmicas, como as publicações dos artigos “Equiparação entre dispensas individuais, plúrimas, coletivas” e “Sindicais: Impactos no financiamento que impedem a atuação sindical”, ambos na Faculdade de Direito da USP, em 2017.

Para a advogada, a principal missão na rotina jurídica é “proporcionar ao cliente uma solução jurídica eficaz e segura, de forma a extinguir as injustiças sociais com equilíbrio no desenvolvimento empresarial”. Uma das inspirações da profissional na área do Direito é o professor e juiz Homero Batista Mateus da Silva, que aponta como um “jurista renomado na área trabalhista, de uma inteligência inigualável, pessoa simples que a faz a diferença no mundo acadêmico, bem como no Poder Judiciário brasileiro”.

Morando e atuando em São Paulo desde 2010, Christiane Chaul, quando não está no escritório buscando soluções para os clientes, está cozinhando nas horas vagas. A profissional opta, sempre, por aprender o que ainda não conhece – em qualquer campo. “Costumo estar entre familiares e amigos, passear em São Paulo nos parques, assistir musicais e peças de teatro”.