Felipe Barreira

FOTO: Aurélio Alves/O POVO
 

Mesmo com 20 anos de atuação no mercado, Felipe Barreira continua um entusiasta na profissão. Advogado formado pela Universidade Federal do Ceará (UFC), logo buscou a maior metrópole do País, a cidade de São Paulo, para se especializar no Direito. Foi de lá que trouxe mais dois diplomas: especialista em direito tributário e direito contratual pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP).

“Gosto de, com argumentos, provar minhas ideias e defendê-las, mas sempre buscando estar aberto aos argumentos diferentes, que muitas vezes são incorporados ao nosso entendimento. O ambiente corporativo é muito rico nessas discussões, inclusive com a participação de colegas de outras áreas como contadores, administradores, engenheiros, que muito têm a nos ensinar”, ressalta, sobre a rotina de advogado.

Após iniciar a carreira profissional na capital paulista, Barreira decidiu voltar ao Ceará para atuar no mercado local. Exercendo a advocacia e vivendo uma carreira estável como sócio de um escritório, recebeu um convite para direcionar as atividades em uma companhia, desempenhando desafios bem diferentes. “Na função como executivo da área administrativa foi-me assegurado o conhecimento das demandas corporativas com outra perspectiva, o que assegurou contato com uma realidade nova e engrandecedora”, conta.

Com a experiência adquirida desde a formatura, Felipe Barreira decidiu montar o próprio escritório – Barreira Hitzschky Carvalho | BHC Advogados — ao lado dos sócios Gustavo Hitzschky e Sávio Carvalho, que tem rendido frutos positivos. Para Barreira, a grande motivação em atuar na rotina de advogado é o desafio permanente diante de tantas situações diferentes que precisa encarar.

“O direito tributário representa uma incessante busca de novas realidades, sempre fruto da capacidade empresarial de se reorganizar e criar novas soluções próprias decorrentes da criatividade do ser humano refletida no mundo dos negócios. O direito societário foi uma grata descoberta nesse caminho, fruto dessas análises das formas em que os negócios se organizavam. Essas reorganizações dos negócios nos apresentam muitas possibilidades para o desenvolvimento”, destaca.

Atuante nas áreas de direito tributário e societário, Barreira destaca que a atuação colaborativa com os clientes tem construído um trabalho de parceria de sucesso. A experiência técnica adquirida nos anos de atuação nos escritórios anteriores e a habilidade de gestão e de percepção de demandas desenvolvidas como executivo de empresa foram fundamentais para uma atuação diferenciada e as atividades de sócio do BHC Advogados.

Marido de Natacha Barreira e pai de Cecília e Beatriz, é na família que o advogado encontra ainda mais motivação para seguir com a carreira. Felipe Barreira constata que o Direito é uma área abrangente, com diversos caminhos que são capazes de acomodar os mais variados perfis. Ao citar um dos maiores empreendedores do mundo moderno, Steve Jobs, Barreira lembra que "não faz sentido olhar para trás e pensar: devia ter feito isso ou aquilo, devia ter estado lá. Isso não importa.

Vamos inventar o amanhã, e parar de nos preocupar com o passado".

E acrescenta: "Advogo com prazer em favor de meus clientes, seja na área contencioso ou em consultorias. A participação nos projetos das empresas e a certeza de ter feito parte dos seus crescimentos é algo que estimula”, diz.