Fernandes Neto

FOTO: Aurélio Alves/O POVO
 

O advogado Fernandes Neto se apega a um preceito para conduzir, com ética e compromisso, a carreira dele: "Não há democracia com desigualdades". Com 30 anos de carreira na advocacia, o profissional atua na área de direito público, com foco em direito administrativo, eleitoral e improbidade administrativa, entre outras áreas. Quando o assunto é direito eleitoral, Fernandes é referência, ele atuou nas últimas principais candidaturas ao Governo do Estado e Prefeitura de Fortaleza.

Graduado pela Universidade Federal do Ceará (UFC), Fernandes constrói sólida carreira acadêmica. É especialista em processo penal pela Universidade de Fortaleza (Unifor) e especialista em direito e processo eleitoral e em direito e processo administrativo, também pela Unifor. O profissional é mestrando em direito e desenvolvimento pelo Centro Universitário Christus (Unichristus).

"Minha vocação na área do direito, especialmente para advocacia, é nata. A busca pela justiça, especialmente em um país de desigualdades, é a principal motivação na busca por proporcionar uma satisfação social", aponta o jurista, refletindo sobre os objetivos que o levaram à carreira.

"No direito público e eleitoral, a motivação redobra pois busca garantir uma justa representação política do cidadão, quando o contexto político relativiza a maior conquista civilizadora da humanidade: a democracia". Sobre quem lhe servem de referência, Fernandes celebra: "No Brasil temos um histórico de grandes profissionais do direito". Ele cita o jurista baiano Ruy Barbosa (1849 – 1923) e o mineiro Heráclito Fontoura Sobral Pinto (1893 – 1991). 

"No direito eleitoral, o grande amigo Aroldo Mota (1933 - 2017), predecessor dos advogados eleitoralistas", aponta, enaltecendo a relevância histórica do cearense considerado um dos "pais do direito eleitoral".

Entre as pesquisas acadêmicas, Fernandes lança olhar a respeito da configuração das siglas no cenário eleitoral. "Minha outra paixão é a academia, especialmente o estudo da ciência política. Atualmente pesquiso sobre os desafios dos partidos políticos na atualidade". 

Ele é também sócio-fundador do escritório Fernandes Neto Advocacia, que desde 2000 está de portas abertas à cidade. Paralelo à advocacia, Fernandes encontra na família força e inspiração. "Sou casado com Mercia Fernandes, o grande amor da minha vida, e tenho três filhos: Pedro Fernandes, advogado e colega de escritório; Ana Clara Fernandes, estudante de direito e uma conhecida blogueira na área dos estudos (instagram @viciodeumaestudante); e Melissa Carolina, que este ano se forma em Medicina. Meus Pais, Waldemiro Gomes e Eliane Fernandes (in memorian), são os grandes exemplos de minha vida, e a quem devo todos os princípios de honestidade e caráter na vida. Meu eterno agradecimento".