Flávio Jacinto

FOTO: Aurélio Alves/O POVO

Especialista nas áreas cível, criminal, tributária, família e sucessões, além de empresarial, o advogado Flávio Jacinto da Silva é graduado em Direito desde o ano de 1988, com formação pela Universidade de Fortaleza (Unifor). Especialista em direito tributário e mestre em direito constitucional, ambos pela mesma instituição, o advogado atua há mais de 30 anos nesses campos, balizando-se sempre pelo amor ao próximo, pela perseverança e também na autoconfiança.

Flávio Jacinto compartilha o sucesso profissional com a família, alicerce íntimo do profissional. Junto a ele, estão a esposa, Carmen Lúcia Vidal e Silva, as três filhas, Flávia Vidal e Silva, Manuela Vidal e Silva e Luciana Vidal e Silva, além das duas netas, Lara Vidal Leite Ribeiro e Aurora Vidal Oliveira.  

O jurista decidiu exercer a advocacia por conta da fascinação pelo direito e pelo potencial de ser útil à sociedade que a atividade oferece. “O Direito, como um todo, é fascinante. E atuar no cível, tributário, criminal, e em qualquer outra área, é uma vocação natural”, defende, apontando a amplitude de possibilidades que a atividade profissional oferece para um advogado.  

Entre as recordações das quais mais se orgulha ao longo da experiência profissional está o júri no qual conseguiu a libertação de uma pessoa que havia sido presa injustamente. “Foi um momento especial na minha vida”, lembra.  

Tem como referências profissionais e inspirações o jurista, advogado e político baiano Ruy Barbosa (1849 – 1923), co-autor da Constituição da Primeira República, e o defensor público federal Feliciano Carvalho.

“Trabalhar com a defesa da liberdade e do patrimônio das pessoas é fascinante”, diz. Tem como hobbies os esportes, especialmente a arte marcial coreana taekwondo, o futebol e as corridas matinais. E se define em uma frase: “Amar a vida e aos que dela participam”, conclui.