Harley Ximenes dos Santos

FOTO: Aurélio Alves/O POVO

Para Harley Ximenes, advogar não é uma profissão, mas uma missão de vida. Nesse sentido, o advogado faz de sua atuação um exercício diário de amor ao trabalho. “Não me apaixonei pelo Direito propriamente dito, mas pela advocacia. Escolhi o direito do trabalho para atuar tendo em vista a preocupação com o social. Cansei de ver a exploração do capital sobre o trabalho, onde o trabalhador é tratado não como pessoa, mas simples ferramenta”.

Ximenes informa que sua maior motivação para abraçar a carreira é a firme determinação de ser um agente da história, “influenciando a vida e não sendo um mero espectador”. Como referência profissional, o advogado aponta o pai, Francisco Ximenes de Albuquerque, que ingresso na Faculdade de Direito aos 33 anos. “Ele nos mostrou que nunca é tarde para realizar um sonho e mudar sua vida”.

Durante a trajetória profissional, Harley Ximenes foi presidente da Associação dos Advogados Trabalhistas do Ceará (Atrace) por três mandatos consecutivos. Nela, ocupou o cargo de secretário-geral (2002-2004). Foi vice-presidente da região Nordeste da Associação Brasileira de Advogados Trabalhistas (Abrat) e diretor de relações entre a Abrat e a Associação Luso-Brasileira de Juristas do Trabalho (Jutra); como membro da Jutra, foi procurador do Superior Tribunal de Justiça Desportiva do Futebol de Salão (STJDFS), e auditor-presidente da 1ª Comissão Disciplinar do Tribunal de Justiça Desportiva do Estado do Ceará (TJDCE), em 2009.

Na Ordem dos Advogados do Brasil, secção Ceará (OAB/CE), presidiu as comissões de Direito do Trabalho e de Controle Social dos Gastos Públicos, além de ter sido conselheiro estadual. Também foi membro consultor da Comissão Nacional de Direitos Sociais do Conselho Federal da OAB; mediador, conciliador, juiz arbitral e escrivão secretário da Justiça Arbitral; além de integrar lista sêxtupla para o quinto constitucional do TRT 7ª Região.

Hoje é professor voluntário da Escola Superior de Advocacia do Ceará (ESA-CE); auditor do STJDFS; membro-consultor da comissão especial de direito sindical do conselho federal da OAB; e sócio-administrador de Ximenes & Ximenes Advogados Associados. Harley Ximenes é frequentemente convidado por colegas advogados, professores e estudantes para proferir palestras sobre temas relacionados ao funcionamento e à dinâmica da Justiça do Trabalho.

Ao longo da carreira, colecionou títulos e homenagens que começaram ainda na faculdade, com a distinção acadêmica “Magna Cum Laude”, em 1999. Figurou ainda entre os “Advogados Cearenses Mais Admirados”, da Fundação Delmiro Gouveia para Desenvolvimento, nos anos 2007, 2009, 2012 e 2014.

Já em 2011, foi agraciado com o Troféu Abrat. Casado há 20 anos com Maria Lia Coutinho Carvalho Ximenes, e pai de Ana Luísa e Ana Beatriz Carvalho Ximenes, o advogado considera a dedicação que tem com o direito do trabalho como sua mais importante realização profissional.