Imaculada Gordiano

FOTO: Aurélio Alves/O POVO
 

A advogada Imaculada Gordiano se orgulha da carreira sólida que vem construindo ao longo de quase três décadas de atuação. “Como qualidade, destaco a minha capacidade de liderança e superação dos preconceitos contra uma mulher advogada que é líder de uma banca jurídica”, pondera a profissional, nome à frente de escritório com mais de 40 profissionais do Direito.

Sócia fundadora do escritório Imaculada Gordiano Sociedade de Advogados, ela direcionou a própria formação acadêmica pautada no âmbito do direito empresarial, já tendo ocupado a função de superintendente jurídica em grande grupo econômico de origem chinesa. Atualmente, Imaculada se concentra nas atividades prestadas a cerca de 90 empresas localizadas por todo o Nordeste.

A advogada é graduada em Direito pela Universidade de Fortaleza (Unifor) e possui três cursos de especialização. É pós-graduada em direito empresarial pela Pontifícia Universidade Católica (PUC-SP), pós-graduada em direito do trabalho e direito processual trabalhista pela Unichristus.

É ainda educadora corporativa pela Dale Carnegie Training Associates Inc., com sede em Nova York (EUA), sendo também certificada pelo Programa LeadingEmployeeEngagement, da Universityof Central Missouri (EUA).   Autora de artigos que integram os livros “El Derecho Laboral Individual” e “Direito e Infraestrutura - Guia do Investidor”, obras coordenadas pela LexNet Law Firm Alliance e publicadas pela Editora LTR.

“Minha atuação como advogada é 100% vocacionada. Não me vejo fazendo outro ofício”, aponta a profissional, que tem expertise nas demandas de direito societário, terceiro setor, direito cooperativo e incentivo fiscais.    Imaculada destaca a importância de buscar a postura ética numa profissão que equilibra objetividade e subjetividade. “A ética é íntegra, não se fraciona no pessoal, social e profissional”, aprende e também ensina. Para se espelhar, Imaculada encontra referências em profissionais como Feliciano de Carvalho, Rossana Raia e Mônica Barroso.   

Fora do ambiente de trabalho, a advogada tem atuação na internet. “Atualmente gosto de relaxar no uso das redes sociais, momento em que compartilho dicas de moda para mulheres executivas”, conta. Ela encontra tempo ainda para desenvolver trabalho voluntário. “Presido o Instituto Professora Olga Gordiano Barbosa, com sede em Trairi, que assiste mensalmente 50 idosos com cestas básicas, atendimento médico e outras ações necessárias aos assistidos”.      

A respeito da família, a jurista é só orgulho. “Sou casada com o empresário e educador corporativo Elcio Antônio Zarpelon, mãe de Ana Beatriz Gordiano, estudante de Medicina na Universidade Federal do Ceará (UFC) e formanda de 2018.2, e de Ana Bárbara Gordiano, publicitária com atuação em marketing de luxo no Estado de São Paulo", detalha.