João Batista

FOTO: Aurélio Alves/O POVO

A missão de um advogado na sociedade é assegurar os direitos previstos na Constituição e combater as injustiças entre todo e qualquer cidadão. É com esse entendimento que João Batista percorre as trilhas do mundo jurídico há cinco anos. “O advogado exerce função essencial e insubstituível perante a sociedade, sendo capaz de assegurar direitos, combater injustiças e efetivar garantias aos jurisdicionados”, enfatiza o advogado.  

Sócio-fundador do escritório João Batista Advocacia, o profissional possui atuação em maior ênfase nas áreas de direito empresarial, trabalhista/sindical, ambiental e compliance. João Batista é formado em Direito pela Universidade de Fortaleza (Unifor), e possui especializações em direito civil, processual civil e direito empresarial. Atua no Ceará e nos estados do Rio Grande do Norte, Bahia e Pernambuco.  

O escritório João Batista Advocacia atua multidisciplinarmente, assegurando uma prestação de serviço do tipo full service aos seus clientes, provendo ganhos em agilidade e sinergia nas demandas enfrentadas. Dentre sua clientela, que abrange empresas de pequeno, médio e grande porte, vários são os setores de atividade presentes, quais sejam, parques eólicos e fotovoltaicos, investidores estrangeiros, indústrias, empreiteiras, construtoras e sindicatos.  

João Batista sempre soube que sua vocação era exercer a advocacia, apesar das oportunidades que poderia ter nas diversas carreiras públicas. “Tive esta certeza após as oportunidades de estágio, onde pude conviver com profissionais gabaritados e conhecer, profundamente, a lida diária característica da profissão. Eu me tornei um verdadeiro apaixonado e defensor ferrenho da carreira”, argumenta. 

O que motivou o profissional a entrar na carreira jurídica foi a possibilidade que o exercício da profissão tem de auxiliar no crescimento das empresas através de consultorias e assessorias nas mais diversas searas. “Sou adepto de uma advocacia mais moderna e especializada, voltada ao caráter da prevenção, fazendo com que nossos clientes conheçam e entendam as legislações inerentes aos seus ramos de atividade para, assim, dirimir riscos e reduzir passivos. Porém, quando necessário, não me furto ao embate, sempre ético e responsável, visando garantir os direitos e alcançar os pleitos de nossos clientes”, explica.  

Destaca-se, ainda, que João Batista já exerceu cargos comissionados junto ao Governo do Estado do Ceará, lhe trazendo experiências e conhecimentos dentro da seara pública, propiciando um crescimento profissional e o aperfeiçoamento e aprimoramento de sua atuação dentro da advocacia privada.  

Filho de João Manuel e Ana Cristina, é na família que João Batista se inspira e busca forças para manter uma carreira exitosa. É nos irmãos Daniel Hortencio, Pedro Venâncio e Manuela Batista, que busca apoio nos momentos cruciais em sua trajetória. O advogado é casado com a professora Marcela Amanda, sua companheira de vida, e pai de João Miguel, “Meu amor maior”, enfatiza.  

João Batista avalia que a carreira jurídica, principalmente na advocacia, não é fácil, mas destaca que “nada supera a força de vontade”, sendo tal frase uma espécie de mantra que, diariamente, o ajuda perante às dificuldades. Ele aduz, ainda, que "o trabalho, quando realizado com determinação, ética e comprometimento, é capaz de alcançar resultados surpreendentes”.