Ricardo Valente

Aurélio Alves/O POVO

Ricardo Valente Filho teve, dentro de casa, a única e grande referência profissional no campo do Direito: o talentoso advogado Ricardo Valente, seu pai. “Com ele, aprendi o real significado de uma família. Aprendi a respeitar o próximo, os melhores caminhos a seguir. Sempre tive proteção dele na busca pelo sucesso profissional. Com sua rigidez, consegui enxergar os reais valores da vida e adquiri a retidão. Enfim, devo minha vida e meu aprendizado a ele, por quem tenho tanta admiração”, revela.

Formado em Direito pela Universidade de Fortaleza (Unifor), além de pós-graduado em direito tributário, processo tributário e direito imobiliário, é sócio do escritório Ricardo Valente Advogados Associados e entusiasta da carreira escolhida. “O sentimento que tenho da minha profissão é inexplicável. A atenção ao cliente, a forma de tratar, o sentimento do dever cumprido, as frases individuais de gratidão proferidas em relação aos serviços prestados. O Direito corre em minhas veias; se morresse mil vezes, mil vezes nasceria advogado”, assegura.

Com 15 anos de atividade no ramo jurídico, Ricardo atua em diversas áreas do Direito, nas quais se destacam o direito tributário, portuário, aduaneiro, cível, trabalhista e criminal/fiscal, atendendo clientes de grande porte como sindicatos, gestores públicos e operadores portuários. O advogado conta que as motivações para abraçar a carreira do Direito coexistem com o sentimento de ajudar a quem precisa.

“Saber que uma pessoa possui em mim a confiança de entregar, muitas vezes, um litígio judicial que vai definir sua vida, é algo de muita confiança. Isso me motiva, mostra que estou no caminho certo”. Ricardo é casado com a cirurgiã-dentista Daniela Freitas Alcântara Valente, e pai de Ricardo Valente Neto e Stela Freitas Alcântara Valente.

Com inscrições nas seccionais da Ordem dos Advogados do Brasil no Ceará (OAB-CE) e Rio Grande do Norte (OAB-RN), tem forte atuação nos tribunais dos dois estados, além de Pernambuco, Paraíba, Piauí, Brasília, São Paulo e Rio de Janeiro, além de todas as cortes superiores, onde tramitam cerca de 5 mil ações aos cuidados de seu escritório. Foi duplamente homenageado pela Assembleia Legislativa do Ceará (25 de novembro de 2015 e 26 de março de 2018) pelos relevantes serviços prestados à advocacia.

Em 13 de março de 2018, foi homenageado pela Câmara Municipal de Fortaleza pelo mesmo motivo. Em 24 de maio de 2018, foi novamente homenageado pela Casa Municipal, desta vez, com a mais alta comenda dos vereadores da Capital, a medalha Boticário Ferreira, pelos relevantes serviços prestados à sociedade cearense.

Na mesma data, também foi homenageado pela Polícia Militar do Ceará com a maior comenda do Órgão entregue a um civil, a medalha do Mérito Policial Militar. Congratulação pelo trabalho que o jovem advogado desenvolvendo no Estado na defesa dos integrantes da tropa, que se reflete em benefício para toda a sociedade civil organizada.