Roneely Feitosa

Aurélio Alves/O POVO

Munido das palavras do pacifista indiano Mahatma Gandhi (1869 – 1948), o advogado Roneely Feitosa defende ser possível promover a mudança que se quer no mundo. Com
atuação no mercado jurídico há oito anos, o profissional se posiciona em busca permanente por aprendizado. “Eu constantemente me vejo insatisfeito com a comodidade, talvez seja uma das atitudes que mais desprezo seja a acomodação, pois ela leva a estagnação e, consequentemente, a finalização de qualquer ato ou atividade outrora desempenhada”, sustenta.  

Com escritório no município de Sobral, Roneely tem o direito trabalhista como principal frente de atuação. “O direito do trabalho sempre foi minha paixão, principalmente pelo fato de ter estagiado e iniciado minha carreira trabalhando em um escritório que militava nessa seara”, conta. Ele, porém, vem construindo sólido currículo que permite atuação em diferentes áreas como direito civil, empresarial, previdenciário, societário. O advogado é graduado pela Universidade Estadual do Vale do Acaraú (UVA) e cursou especialização em direito do trabalho também pela UVA/Sobral. É ainda mestre em Ciências Jurídicas pela Universidade Autónoma de Lisboa (Portugal) e atualmente segue como doutorando na mesma instituição europeia.  

O desejo pela área jurídica é sonho antigo. “Sempre busquei me tornar advogado, desde a infância almejava ingressar na advocacia, diferentemente de muitos amigos que buscaram a carreira vinculada ao serviço público”, afirma, destacando o perfil ávido por mudança que o acompanhou até a fase adulta. Já consolidado na profissão, ele segue em busca do mesmo senso ético e crítico que o norteia desde quando ser advogado era apenas sonho de menino. “Minha inspiração diária é a fé que tenho em Deus, bem como no foco de pleitear incansavelmente a excelência na prestação do serviço com o único e exclusivo objetivo de solucionar as demandas postas sob nossa responsabilidade”.  

Roneely tem referências muito claras. As duas principais são os “grandes empreendedores nacionais” Flavio Augusto da Silva, fundador da WiseUp, a Carlos Wizard, fundador da Wizard – dois dos cursos de línguas mais influentes do Brasil. “São pessoas que, mesmo com todas as dificuldades impostas pela vida e pelo sistema, não desistiram dos seus sonhos, sonhos estes que buscamos alcançar diariamente”, avalia. Sobre os dois empresários, que desde 2017 passaram a atuar em cooperação, o advogado aponta ainda: “Embora eles tenham atingido muitos de seus objetivos, ambos não pararam e buscam diariamente o tão almejado sonho grande”.  

O especialista em direito do trabalho também sonha alto e, a cada novo passo, caminha para um crescimento ainda maior. “Atualmente, nosso escritório está passando por um momento mais complexo, tendo em vista a mudança de rumos que estamos buscando com a implementação de certificados como o ISO 9001 e a ampliação das unidades”, projeta.  

Para além do trabalho, Roneely busca aproveitar a vida ao lado da esposa Tayse Pontes de Vasconcelos Feitosa, que atua como coordenadora do financeiro do escritório do marido. Os dois estão esperando a primeira filha para este ano. “Gosto muito de compartilhar momentos com a família, amigos e colaboradores, especialmente viajar, pois é um hobby que me renova a cada experiência vivida”.