Unicatólica: 15 anos de excelência no interior

Vista da fachada da Unicatólica
O curso de Direito da Unicatólica dispõe de uma larga oferta de serviços à comunidade por meio de projetos de pesquisa, extensão e do Núcleo de Práticas Jurídicas Foto: Divulgação/Unicatólica

O curso de Direito da Unicatólica de Quixadá surgiu de uma necessidade muito comum aos cearenses residentes no Interior do Estado: migrar para Fortaleza em busca de  uma formação de ensino superior, tendo em conta, à época, a irrisória e pouco diversificada oferta de cursos na área. Obstinada a oferecer um curso que se traduzisse  em uma formação de qualidade e objetivando o atendimento de uma considerável demanda no Sertão Central e regiões circunvizinhas, a Unicatólica iniciou o projeto de  constituição do curso de Direito, obtendo, no ano de 2005, autorização do Ministério da Educação (MEC).

Com 14 anos de existência, o curso possui dados expressivos que refletem o compromisso com a qualidade na prestação de serviços educacionais: Nota 04 na avaliação do  MEC (Renovação de Reconhecimento); Nota 04 no ENADE/CPC (apenas cinco cursos no Estado possuem essa avaliação); satisfatória aprovação no Exame da Ordem dos Advogados  do Brasil (EOAB), nos concursos públicos e em cursos de pós-graduação stricto sensu.

Com cinco anos de duração e uma formação guiada por valores cristãos, éticos e humanos, o curso dispõe de uma larga oferta de serviços à comunidade por meio de  projetos de pesquisa (Grupo de Ciências Criminais, Grupo de Mediação, Grupo de Direitos Fundamentais), extensão e do Núcleo de Práticas Jurídicas, sendo, assim,  sinônimo de engrandecimento do acesso à Justiça no Interior do Estado, por força das diversas e relevantes parcerias com a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB),  Defensoria Pública do Estado do Ceará, Tribunal de Justiça do Ceará (TJ-CE) e Assembleia Legislativa do Estado (AL-CE).

O coordenador Pedro Deocleciano informa que, atualmente, são 451 alunos matriculados e que, nos últimos 14 anos, foram formados 539 bacharéis em Direito. "Nós possuímos um corpo docente qualificado - 75% dos professores são mestres ou doutores - e com larga experiência profissional", ressalta o coordenador.

Pedro, que também é professor, acrescenta que, pensando na formação contínua dos docentes, foi firmada parceria com a Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP) para oferecer, no campus da Unicatólica em Quixadá, um doutorado interinstitucional, objetivando, até 2023, possuir um corpo docente composto, majoritariamente, por  doutores. "O objetivo é fortalecer as práticas de pesquisa e extensão hábeis ao desenvolvimento regional", frisa Deocleciano.

Em termos de infraestrutura e diferenciais, o curso de Direito sedia o Núcleo de Práticas Jurídicas (NPJ - Dom Joaquim Rufino do Rêgo), que agrega um amplo complexo de serviços gratuitos à comunidade, voltados a ofertar aos discentes um amplo contato com a prática forense. Em sua última avaliação do MEC, o NPJ obteve nota máxima. O núcleo conta com cabines de atendimento e salas de mediação e conciliação, onde são realizadas consultoria, cursos, ajuizamento de ações, conciliações, intervenções psicológicas etc, bem como a Sala de Audiências, onde são realizadas as simulações de atos processuais, júris e outras práticas de ensino participativo. Além disso, dispõe também de suporte estrutural do campus (laboratórios de informática, auditórios, videoteca e biblioteca) para a realização de atividades rotineiras.

O Centro Universitário firmou convênio com o PROCON da AL-CE, onde realiza audiências conciliatórias e um trabalho de educação para o consumo, promovendo pesquisas no âmbito do município de Quixadá. Há também convênio com o TJ-CE para a instalação do Centro Judiciário de Soluções de Conflitos e Cidadania (CEJUSC/Unicatólica), onde são realizadas audiências com aplicação de técnicas de mediação e conciliação.

Mais recentemente, foi firmada outra importante parceria com o TJ-CE para sediar o Juizado Especial Cível e Criminal de Quixadá (JECC/Unicatólica). Dotado de uma estrutura moderna, anexada ao NPJ, o JECC/Unicatólica fortalece o seu compromisso com a sociedade do Sertão Central em oferecer mais um aparelho de acesso à justiça, possibilitando, nos termos dos princípios constitucionais do processo, a concretização dos direitos subjetivos da população quixadaense.

Vista aérea com a fachada da Unicatólica
O Centro Universitário firmou convênio com o PROCON da AL-CE, onde realiza audiências conciliatórias e trabalho de educação para o consumo Foto: Divulgação/Unicatólica

"Em todos os atos e atuações observados no Curso, principalmente no que tange à prática realizada no NPJ e atividades de extensão, como orientações, esclarecimentos e assistência jurídica aos mais carentes e hipossuficientes, busca-se a efetivação do princípio da dignidade humana na perspectiva de enaltecimento e formação do homem em sua totalidade", reflete o coordenador do curso.

Ciente de que a Advocacia representa um dos pilares da ordem democrática, e considerando a sua essencialidade à administração e realização da Justiça, bem como o seu protagonismo nas questões mais sensíveis e decisivas do Estado Democrático de Direito, a Unicatólica tem buscado também estreitar os laços com a OAB-CE. O objetivo da iniciativa é oferecer novas experiências de preparação do bacharel ao mercado de trabalho, bem como pautar uma atuação ética e que ressalta a importância das prerrogativas dos advogados. Além disso, a instituição reformulou os seus cursos de pós-graduação para otimizar as vivências práticas dos novos profissionais.

"No curso de Direito da Unicatólica, portanto, o bacharelando encontrará um ensino de qualidade, pautado em valores humanísticos, aliando prática e teoria para o fim de formar o profissional dotado de autonomia para solucionar problemas, valendo-se dos canais efetivos de tutela para a garantia dos direitos fundamentais", resume Pedro.

Durante esse processo de afirmação como centro de estudos jurídicos de referência, a Unicatólica projeta, como uma notória pioneira a desbravar os desafios no ensino superior, o fortalecimento da cultura do stricto sensu no Interior do Estado do Ceará, pois tem consciência de sua importância para o desenvolvimento regional e a promoção dos direitos humanos.

Educação superior à luz dos valores cristãos, éticos e humanos

A Unicatólica é o único Centro Universitário do Sertão Central do Ceará, localizado em Quixadá. A instituição conta com mais de 20 cursos de graduação, cursos de pós-graduação, além de diversos cursos de extensão universitária. Sua história e seu compromisso com a educação de qualidade na região são reconhecidos pela sua excelência, com um corpo docente formado por mais de 80% de mestres e doutores. Nos seus 15 anos de existência, já foram graduados mais de 4 mil alunos, com alto índice de empregabilidade e mediante educação superior humanista, inovadora e sustentável, contribuindo para a transformação social do Estado do Ceará.

A Unicatólica possui cursos nas áreas de: Administração, Arquitetura e Urbanismo, Biomedicina, Ciências Contábeis, Design Gráfico, Design de Interiores, Direito, Bacharelado e Licenciatura em Educação Física, Enfermagem, Engenharia Civil, Engenharia de Produção, Farmácia, Bacharelado e Licenciatura em Filosofia, Fisioterapia, Gestão de Recursos Humanos (EaD), Odontologia, Psicologia, Sistemas de Informação, Sistemas para Internet e Teologia.

SERVIÇO
UNICATÓLICA - Centro Universitário Católica de Quixadá
Endereço:
Rua Juvêncio Alves, 660 - Centro, Quixadá - CE
Telefone: (88) 3412-6700
E-mail: atendimento@unicatolicaquixada.edu.br
Site: www.unicatolicaquixada.edu.br
Instagram: @unicatolicaquixada
Facebook: unicatolicace